5 DIFERENÇAS ENTRE SHAMPOO PARA BARBA E SHAMPOO PARA CABELO



Confira as diferenças entre shampoo para barba e shampoo para cabelo e saiba porquê você deve investir em tratamentos específicos na hora dos cuidados com as madeixas. Muitos barbudos costumam lavar a barba com o shampoo que utiliza nos cabelos, ou até mesmo com o sabonete corporal, e o resultado a longo prazo são fios secos, quebradiços, uma pele desidratada e com problemas como a descamação e a caspa. Se você deseja uma barba vistosa, saudável e com uma aparência impecável, veja as dicas que separei a seguir.

PODE USAR SHAMPOO DE CABELO NA BARBA



Eis a pergunta que não quer calar: pode lavar a barba com shampoo de cabelo? A resposta é não! O couro cabeludo e os fios do cabelo possuem características completamente distintas da pele do rosto e dos pelos da barba. Portanto, o ideal é investir em produtos adequados para cada região – que irão higienizar, tratar e nutrir, favorecendo as particularidades de cada área.

É claro que o uso esporádico ou pontual de um shampoo para cabelo na barba, ou vice-versa, não trará grandes prejuízos para a saúde dos pelos ou da pele. As consequências do uso de um produto inadequado são perceptíveis a longo prazo, ou com o seu uso contínuo.

Assim, se você costuma lavar a sua barba com o mesmo shampoo que utiliza para o cabelo, ou com o sabonete corporal, com o tempo, a sua barba poderá apresentar fios ressecados e quebradiços, além de uma pele também desidratada e sem viço, podendo surgir até mesmo a terrível condição de caspa na barba.

PODE USAR SHAMPOO DE BARBA NO CABELO?

E o Shampoo de barba, vale no cabelo? NÃAAAAOOO!!! E a resposta é óbvia: pelos mesmos motivos anteriores! O Shampoo para barba não possui as características adequadas para atender as necessidades do couro cabeludo e dos fios da cabeça. Vejamos as diferenças!

QUAL A DIFERENÇA DO SHAMPOO PARA BARBA?

Listamos 5 diferenças entre shampoo para barba e shampoo para cabelo. Confira

1 – PODER DE HIDRATAÇÃO.

A primeira diferença se dá devido à estrutura dos fios.

Os fios da barba comumente são mais grossos e achatados. Desta forma, são mais propensos à falta de brilho, ao frizz e tendem a ressecar com mais facilidade. Já os fios da cabeça, geralmente possuem um formato mais cilíndrico e fino, não necessitando de tanta hidratação quanto os pelos da barba devido à sua estrutura menos densa.

Não atoa, podemos observar diversas pessoas que, mesmo possuindo os cabelos lisos, têm os pelos da barba mais crespos.

Daí a primeira diferença entre o shampoo para barba e o shampoo convencional para o cabelo: o primeiro necessita de um poder de hidratação muito mais intenso, enquanto que o segundo não. Na verdade, fórmulas muito hidratantes para o uso diário no cabelo poderão resultar em fios pesados e oleosos

Portanto, os ativos são escolhidos de forma a privilegiar as características de cada região, sendo que um bom shampoo para barba contempla componentes com alto poder de hidratação, com fins a manter a saúde e a emoliência dos fios. O que não quer dizer que o shampoo para cabelo não contenha ativos hidratantes, mas sim que geralmente os possui em uma quantidade menos significativa.

De se destacar que quanto maior a barba, de mais hidratação ela vai precisar – já que a oleosidade natural produzida pelo corpo não consegue atingir todo o comprimento dos fios. Logo, se você é barbudão, sentirá os benefícios do shampoo para barba de forma ainda mais intensa.

2 – PODER DESENGORDURANTE.

Outra característica que se destaca dentre as diferenças entre shampoo para barba e shampoo para cabelo fica por conta do poder desengordurante. O couro cabeludo é rico em vasos sanguíneos e contém mais folículos de cabelo e mais glândulas sebáceas do que qualquer outra região do corpo, além de ter uma espessura mais densa. Desta forma, os shampoos convencionais para cabelos possuem um maior poder desengordurante, a fim de eliminar a oleosidade e as impurezas acumuladas no couro cabeludo, gerando uma sensação de limpeza profunda.

Diferentemente, a pele do rosto, apesar de também possuir um número significativo de glândulas sebáceas, é uma das áreas mais delicadas, finas e sensíveis do nosso corpo, estando mais propensa à irritações e alergias. Portanto, os shampoos formulados para esta área devem conter uma fórmula menos agressiva, a fim de evitar reações alérgicas e o ressecamento da região. Por isto mesmo, os shampoos de barba possuem uma composição mais suave e com menos tensoativos.

O uso contínuo de shampoo para cabelo no rosto, portanto, poderá acarretar alergias, ressecamento e até mesmo a descamação da pele do rosto, uma vez que não respeita as necessidades e as características específicas desta região.

3 – PH.

O nosso terceiro apontamento fica por conta do PH do produto. Enquanto que os shampoos comuns para cabelo geralmente possuem um PH em torno de 6,5 e 7,5, o de barba gira em torno de 5,5 – o que influi diretamente em diversos fatores que determinam a saúde e a estética dos fios.

Em resumo, os valores de pH acima de 6,0 tendem a gerar mais irritações, pontas duplas, frizz e embaraçamento, pois abrem mais as cutículas e são muito abrasivos, permitindo uma limpeza mais profunda. E, como já vimos, os pelos da barba já são, por sua própria natureza, mais secos, além de a pele do rosto ser mais sensível – não sendo ideal o uso de produtos que tenham o PH nesta escala.

O PH em torno de 5,5 proporciona a limpeza dos fios, sem, no entanto, agredir os pelos ou a pele do rosto, mantendo a sua saúde e aparência.

Em relação aos cabelos, o nível se justifica devido à necessidade de retirada do sebo produzido pelo couro cabeludo, que, como já mencionamos, é muito mais intenso. Desta forma, precisa ser limpo com maior eficiência a fim de evitar a caspa, a oleosidade excessiva ou a seborreia. Além disso, as cutículas são seladas com o uso do condicionador para cabelos.

4 – AÇÃO ESFOLIANTE.

Outro ponto que podemos destacar sobre as diferenças entre shampoo para barba e shampoo para cabelo é a possibilidade de o shampoo para barba conter propriedade esfoliante, o que proporciona a remoção das células mortas causadoras de cravos, acne e pelos encravados. Além disso, a esfoliação estimula a circulação sanguínea na região, promovendo o crescimento saudável dos pelos.

Tal função não é necessária quando tratamos do couro cabeludo.

5 – PIRÂMIDE OLFATIVA.

Vencidas as questões técnicas, destacamos ainda dentre as diferenças entre shampoo para barba e shampoo para cabelo, a construção da pirâmide olfativa do produto.

diferenças shampoo para barba e cabelo
Devido à proximidade de aplicação muito próxima ao nariz, o shampoo para barba deve possuir uma fragrância mais suave e que permite o uso sem causar incômodos, irritações ou alergias. O que o difere dos shampoos para cabelos que trazem um perfume por vezes mais marcante.
É isso meu amigo! Feita a escolha correta do seu shampoo, você certamente conquistará uma barba vistosa e saudável.
Um abraço!

Comentários